Cultivo da cenoura

Cultivo da cenoura

Cultivo da cenoura em pequenas hortas


A cenoura é  muito exigente relativamente à humidade, mas não tolera o encharcamento, a seca provoca uma estrutura fibrosa no interior da raiz e dificulta a sua penetração no solo. Sua cor alaranjada revela o seu alto teor em betacaroteno, um anti oxidante que protege o organismo de várias doenças. Veja aqui: Os benefícios da cenoura

Para o desenvolvimento ideal das raízes a temperatura ideal deve variar entre os 15ºC e os 21ºC. Sendo que nas temperaturas inferiores a 15ºC as raízes ficam mais finas e compridas e em temperaturas superiores a 21ºC as raízes são mais grossas e curtas.

Factores adversos como o vento e sol forte podem ser prejudiciais secando a superfície do solo e criando uma crosta difícil de ser penetrada pela semente em germinação. Também a chuva excessiva pode ser prejudicial causando a compactação do solo.

 Preparação do solo para o cultivo da cenoura 


A cenoura desenvolve-se melhor em solos ligeiramente arenosos, com boa drenagem, ligeiros e férteis. Gostam especialmente de locais bem ensolarados, apesar de também se darem em locais com alguma sombra.
É  fundamental, incorporar estrume bem curtido, remexer muito bem o solo, eliminar os torrões e pedras. Os canteiros devem ser feitos com enxada, trabalhando-se a terra em profundidade.

Sementeira da cenoura


Durante a época mais fria realize a sementeira da cenoura em estufa, deste modo poderá obter produções ao longo de todo o ano. 
Enterre a semente a uma profundidade de 1 cm, para que se realize uma boa germinação, é necessário manter a terra do canteiro húmida. A semente da cenoura é pequena e com pouca reserva nutricional, a sua germinação dá-se entre os 6 dias e os dezassete dias, dependendo da temperatura, germina entre os 8ºC e os 30ºC.
Opte por fazer linhas de sementeira, deste modo facilitará a monda das ervas daninhas.

Os canteiros precisam de ser desbastados, de modo às plantas ficarem com 5cm. entre si. No decurso das sachas, amontoar ligeiramente as plantas, para evitar as extremidades verdes. Efectuae o arranque das cenouras da parte da tarde, para evitar o risco do ataque das moscas da raiz.

No ato da sementeira misturar algumas sementes de salsa com a semente da cenoura, isso ajudará a repelir a mosca pelo seu aroma.

Colheita e conservação da cenoura


Arrancar as cenouras à medida das necessidades. Com uma forquilha levante as raízes, com o cuidado de não as lesionar. Limpe a terra e passe-as por água, de modo a detectar as lesionadas. Colocar estas de parte e consuma-as em primeiro lugar, guardar as sãs em caixas de areia ou de turfa, ligeiramente humedecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário